Nintendo Switch

Disaster Report 4: Summer Memories

Jogo de ação e adventure 3D, com elementos de sobrevivência, desenvolvido pela Granzella e publicado pela própria empresa (Japão) e pela NIS America (Estados Unidos e Europa). Além do Switch, o game também foi lançado para PlayStation 4 e PC, além de uma versão cancelada para PlayStation 3.

 

Você já parou para pensar como reagiria se estivesse no epicentro de um terremoto? Como no Brasil esse trágico fenômeno da natureza praticamente não existe, poucos aí tem noção de como seria estar em meio ao caos de um terremoto de grandes proporções. Disaster Report 4: Summer Memories te dará essa experiência, sem riscos, é claro.

 

Desenvolvido pela Granzella Inc. e publicado pela NIS America no ocidente, em Disaster Report 4 você está no meio de uma metrópole japonesa, no exato momento em que um grande terremoto acontece. E o cenário nipônico não é por acaso: primeiro que o país é um dos que mais sofrem com esse tipo de desastre. Segundo que Disaster Report é uma franquia tipicamente japonesa: mistura elementos de ação e aventura com pitadas de novela visual. Nesta versão testada, inclusive, o áudio é todo em japonês, com legendas em inglês.

 

De início você escolhe as características do seu personagem, tanto físicas quanto psicológicas, que irão determinar o seu perfil no game e irão influenciar diretamente nos rumos do jogo, o que torna o fator replay bem elevado, já que cada vez que jogar, poderá ter praticamente uma experiência nova. Em meio ao desastre você pode optar por ajudar as pessoas que estão com problemas, ou até mesmo tentar levar vantagem sobre elas, ser maldoso e inclusive flertar. Tudo isso vai influenciando na forma como o jogo se desenrola, nessa parte mais “novelizada” do game.

 

Mas pera aí, cadê a ação? Calma, ela está sim presente. Principalmente porque de tempos em tempos, novos terremotos acontecem, tornando a sobrevivência algo bem desafiador em alguns momentos. Prédios caem, veículos explodem, valas enormes se abrem no chão. Em qualquer uma dessas situações, se você estiver no lugar errado e na hora errada, é game over. Tudo isso com visão em terceira ou primeira pessoa, ao gosto do jogador. Apesar disso, o ritmo do jogo é um tanto lento. Muitas vezes você terá que explorar bastante e rachar a cabeça para conseguir entender o que precisa ser feito para evoluir.

 

Aqui entram os aspectos de adventure do jogo, onde você deve explorar os cenários e conversar com pessoas, para poder obter itens e atingir os objetivos que se apresentam. E eles são os mais variados: desde chegar a um determinado local da cidade, até levar papel higiênico para um atendente de loja que está no banheiro de uma conveniência (risos). Aliás, alguns aspectos bem humanos fazem parte do jogo, como ir ao banheiro, se estressar, socializar com pessoas, dentre outros.

 

Os gráficos e efeitos sonoros cumprem bem o papel, sem, contudo, impressionar. Os controles também respondem bem, funcionando de forma bem intuitiva e prática. Outro ponto digno de nota é a ausência de bugs nas várias horas jogadas para esta análise. Afinal, o jogo foi lançado no Japão em 2019, fazendo bastante sucesso em seu lançamento, o que deu tempo suficiente e também relevância para que ocasionais melhorias fossem feitas no game.

 

Texto de Edson Godoy.

  • Outros Nomes:Zettai Zetsumei Toshi 4Plus: Summer Memories (JP), Zettai Zetsumei Toshi 4 Plus: Summer Memories (JP)
  • Ano lançamento:2019
  • Fabricante: NIS America, Granzella Inc.
  • Franquias: Disaster Report / Zettai Zetsumei Toshi
  • Lançamento: Oficial / Licenciado
  • Gêneros: 3D, Ação, Adventure, Survival Horror
  • Formatos: Cartão, Mídia Digital
  • Regiões de Lançamento:
RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Estados Unidos7 / 4 / 2020810023034254
Europa7 / 4 / 2020
Japão26 / 9 / 2019HAC-AT9GA-JPN4589531640085

Vídeos

Parceiros