Sharp X68000
Overtake
Jogo de corrida de carro (Formula 1), desenvolvido e publicado pela Zoom, exclusivamente para X68000.
Aparição em revistas e livros:
- Muito Além dos Videogames Especial nº 3: Ayrton Senna nos Videogames - páginas 30-31.
Seguinda a linha do sucesso dos jogos de Formula 1 com visão de dentro do cockpit como Super Monaco GP, a desenvolvedora japonesa Zoom trouxe para o Sharp X68000 em 1992 o game Overtake.
Estampando a licença oficial de F1, o game traz todas as equipes e pilotos da temporada 92, incluindo nosso ídolo Ayrton Senna, que ganha bastante destaque com sua McLaren nº 1, com várias cenas do seu carro em destaque na apresentação do game, que aliás é um show a parte, com vários vídeos digitalizados da época. Lembrando que estamos falando de um microcomputador que utilizava disquetes, então vídeos digitalizados nele eram realmente um mimo de primeira!
O bacana é que a Zoom usou a licença oficial da categoria de forma brilhante, pois conseguiu trazer todas as equipes ao grid. Até mesmo a nanica e pitoresca Andrea Moda, equipe que sempre figura em listas como uma das piores da história da Formula 1, está no game, com direito ao rei das pequenas, o brasileiro Roberto Pupo Moreno, como piloto. Também estão presentes todas as pistas do campeonato daquele ano.
Os modos de jogo são bem enxutos: corrida rápida, corrida de teste e campeonato mundial. O campeonato mundial segue o padrão tradicional da categoria, com a qualificação para determinar as posições de largada e depois a corrida. É possível fazer ajustes dos mais diversos no carro, para melhorar a capacidade da máquina nas provas.
O jogabilidade é muito boa, com controles respondendo bem aos comandos, seguindo um estilo muito parecido com o do clássico Super Monaco GP da SEGA. Os gráficos são um show a parte, com carros bem grandes e com desenhos fieis aos modelos da época. Um detalhe que diferencia Overtake do seu game inspirador é que no jogo da SEGA no Mega Drive, em razão de restrição de memória, durante as corridas todos os carros adversários traziam apenas uma cor. Isso aconteceu tanto no primeiro como no segundo jogo da franquia no console. Já em Overtake, todos os carros adversários seguem o padrão de cores de suas equipes, dando um realismo incrível às corridas.
Os efeitos sonoros são competentes. As músicas, que ficam restritas às telas de apresentação e opções de jogo, alteram entre boa qualidade e qualidade duvidosa. Mas nada que estrague a experiência, até porque, como não há música durante o jogo, a melodia fica por conta do ronco dos motores V8, V10 e V12 da época.
Overtake é sem dúvida uma pérola dos jogos de Formula 1 do começo da década de 90. Uma pena que tenha ficado restrito ao X68000, um microcomputador que até hoje poucas pessoas tem acesso.
Fotos artísticas do Pedrux do Club 16-bit. Review de Edson Godoy.
- Ano lançamento:1992
- Fabricante: Zoom
- Lançamento: Oficial / Licenciado
- Gêneros: Corrida, Fórmula 1 / Fórmula Indy / Fórmula
- Formatos: Disquete
- Regiões de Lançamento:
Região | Data | Cod. Fabricante | Cod. Barras | Idioma |
Japão | 13 / 11 / 1992 | 4988739689252 |