Microsoft Xbox One

F1 2019

Jogo de corrida de Formula 1 estilo simulação, desenvolvido pela Codemasters Birminghan e publicado pela Codemasters. Além do Xbox One, o game também foi lançado para PlayStation 4 e PC.

 

No Xbox One, além desta versão regular, o game também foi lançado em edição Legends Edition Senna & Prost.

 

Aparição em revistas e livros:

- Muito Além dos Videogames Especial nº 3: Ayrton Senna nos Videogames - páginas 34-35.

 

Formula 1 2019 da Codemasters chegou como o quinto jogo da franquia nos consoles de oitava geração, prometendo muitas novidades em relação aos antecessores: a primeira mudança foi nos menus que finalmente deixaram de usar aquele layout linear adotado desde o Fórmula 1 2012, e em seu lugar, agora ficou mais com cara de FIFA, com submenus e miniaturas. Um design bem mais ousado e elegante com as fontes oficiais da Fórmula 1. Para quem tem monitor ultra-wide ainda terá que aturar as barras laterais dos menus, porém, pode se sentir privilegiado em ter um campo de visão que permita ver até os retrovisores de um Fórmula 1 da época na câmera on-board.

 

Ainda no quesito design, finalmente colocaram o hud oficial da categoria! Isso traz imersão ao jogador para que ele se sinta dentro de uma transmissão oficial da categoria. Desde os jogos da Formula 1 do primeiro PlayStation, sempre tinha abaixo da tela aquela barra de tempos com os patrocinadores reais da Tag Heuer ou da Siemens. No PlayStation 2, apenas o Fórmula 1 2006 tinha huds realistas. A partir do momento que a Codemasters conseguiu a licença dos jogos de Formula 1, ela levou quase 10 anos para colocar os huds, mas finalmente estão aí. Outra novidade do jogo é o Highlights. O jogo já edita os melhores momentos das corridas realizadas e salva no menu Feeder. A notícia ruim é que no menu de Highlights não dá para desligar uma batida de música eletrônica que nada tem a ver com o clima de corrida.

 

No aspecto visual houve um belo upgrade. Ainda utilizando a mesma engine gráfica do ano passado, houve um tratamento especial na iluminação do jogo que deixou as imagens das corridas bem mais realistas. Também os efeitos da chuva ficaram mais impactantes. Já em pistas noturnas como a do Bahrein a iluminação ainda aparenta estar um pouco exagerada. Melhoraram também a modelagem dos pilotos da Fórmula 1. Envelheceram o Ayrton Senna, em comparação ao trailer divulgado alguns meses antes do lançamento do jogo, mas ainda considero o Senna da apresentação do Ayrton Senna Super Monaco  GP 2 mais realista que ambas.

 

No novo menu Showroom, pode admirar os carros e ler a história dos mesmos. Neste ano, os pneus de Fórmula 1 na vida real tem um brilho especial para detectar que é um pneu zero quilômetro. Infelizmente não passaram lustra-móvel nos pneus para brilharem como na vida real. A intensidade não é tão impactante quanto nas corridas que acontecem durante o dia. Porém se nota nas texturas um certo desgaste de pneus quando param nos boxes, mas é uma diferença bem sutil de qualidade. Apenas quando o pneu está no osso, com mais de 80% de desgaste é quando se notam os macarrãozinhos nos pneus.

 

Houve também uma pequena mudança na parte dos motores do jogo. Parece que o som do jogo deu uma encorpada melhor com um grave mais acentuado. Mas um dos features mais legais do Formula 1 2019 é poder dirigir os carros da Formula 2. Ouso dizer que são bem mais desafiadores que os carros da F1 atuais. Nas primeiras gameplays custou acostumar a pilotar um carro de seis marchas contra um de oito da F1. Como possui menor pressão aerodinâmica, acabava entrando nas curvas rápido demais, perdendo o ponto de tangência, porque já tinha na minha cabeça a velocidade que um Formula 1 faria naquelas curvas. Para se ter uma ideia da diferença de velocidade de um Formula 2 versus um Formula 1, na reta de Baku, enquanto a Mercedes chegava facilmente a 340 km por hora, o carro da Carlin da Fórmula 2 sofria para atingir os 320 km. A diferença de tempo de volta ficou por volta de 11 segundos nessa pista. No menu de setup, apenas muda a configuração de diferencial. Inclusive, posso importar o setup feito num carro de Fórmula 2 para um carro de Fórmula 1, porque as opções são praticamente as mesmas. Contudo, na versão deste ano no game, perdeu a opção de configuração do lastro. Um ponto fraco é a novelinha do modo carreira. Eu só lamento que todo esse drama que parece ter saído de uma novela brasileira serve para nada na hora de escolher uma equipe de Fórmula 1 para prosseguir o modo carreira, pois mesmo que tenha perdido nos modos cenários, todas as equipes ficam para assinar o contrato. Mas esse modo carreira tem uma novidade interessante de troca de pilotos entre temporadas, com possibilidades de danças da cadeira durante o ano. Outra mudança excelente foi a introdução da simulação ds treinos livres, ganhando pontuação para melhorar o carro. As árvores de melhoria e o esquema de contrato que renova de tempos em tempos com novos objetivos, continua similar ao jogo de 2018.

 

Torço para que a Fórmula 3 também venha nos jogos futuros, para que a escadinha para chegar à Fórmula 1 esteja completa. Na listagem dos carros clássicos, não tivemos tantas novidades como no jogo anterior. Saíram os carros da Ferrari 412 T2 95 e a Ferrari F2002, e entraram em seu lugar os carros da McLaren MP4 25 e a Ferrari F10 da temporada 2010. Comparando as on-boards dos carros em relação à Fórmula 1 2010 da Codemasters, nota-se uma evolução clara em 10 anos. Refizeram o modelo do zero, pois o volante é completamente diferente. O do jogo deste ano é praticamente idêntico ao carro real.

 

Os desafios Senna vs Prost estão no menu de campeonatos. Eu achei que eles estariam melhor posicionados durante o modo carreira. São ao total oito desafios, sendo que precisa completar três para desbloquear os dois carros para usá-los em outros modos. Se está acostumado a frear em cima das curvas no Fórmula 1 atual, seu destino será o muro consecutivas vezes. A dirigibilidade, quando desativado o controle de tração, exige uma sensibilidade monstra para dirigir esses carros, e é uma sensação muito gostosa. A experiência de dirigir a McLaren 88 e a Ferrari de 90 vale muito mais do que os desafios um tanto sem graça desse módulo. Se você espera disputas porta a porta contra o Prost, vem um balde de água fria. Mesmo no desafio que o adversário tem um carro similar ao seu e no nível mais difícil, ele não vai oferecer muita resistência para defender sua posição. Aliás, não creio que esse modo e alguns itens na customização do carro e piloto no modo multiplayer, valiam o preço da versão mais completa do jogo na época. Eles deveriam estar presentes na versão básica. Reviver os momentos da temporada de 90, mesmo que tenha complicação das licenças e modelagem das pistas da época seria um esforço que tornaria esse modo bem mais interessante e que atenderia melhor a expectativa dos jogadores.

 

A customização dos carros foi a nova feature mais interessante no modo multiplayer. Era a oportunidade perfeita para a Codemasters nos sugar mais dinheiro com pinturas e outros cosméticos como DLC. Desenhar a sua pintura dá mais uma cara de e-sports que é a abordagem que a Codemasters tentava focar na versão de 2019 do F1, principalmente com a criação de ligas personalizadas e um menu completamente dedicado às competições e-sports. As partidas ranqueadas só tem como correr com carros customizados, mas no modo não ranqueado tem opção de correr com os carros da Formula 1 real. A experiência no geral é satisfatória. Quando o host é de um lugar distante, as vezes tem problemas de lags, como carros passando literalmente do nada. Mas numa sala com pessoas de uma mesma região de você, a experiência é bastante similar ao modo single player.

 

O novo esquema de iluminação, a boa experiência na dirigibilidade com o Formula 2 e o novo esquema de troca de pilotos durante o modo carreira, além de multiplayer com pilotos e carros customizáveis são motivos que deram ao F1 2019 uma nova cara, valendo bastante a pena jogar, apesar dos defeitos reportados. Mas com certeza não é apenas como um DLC do jogo anterior.

 

Texto do Flagamer.

  • Outros Nomes:F1 2019 - Anniversary Edition
  • Ano lançamento:2019
  • Fabricante: Codemasters, Codemasters Birmingham
  • Franquias: Formula 1, Formula 1 - Codemasters
  • Lançamento: Oficial / Licenciado
  • Gêneros: 3D, Corrida, Fórmula 1 / Fórmula Indy / Fórmula, Simulação
  • Formatos: Blu-ray, Mídia Digital
  • Regiões de Lançamento:
RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Austrália28 / 6 / 20194020628746636
Brasil1033262INBRA816819016404
Estados Unidos28 / 6 / 2019
Europa28 / 6 / 2019
Japão18 / 9 / 2019Xbox Store
Outras regiões28 / 6 / 2019816819016367

Vídeos

Parceiros